top of page
Buscar
  • Foto do escritorSandra Tavares

Mantraterapia

Ninguém em sã consciência está pronto para lidar com todo o significado - revelado e oculto - que se encerra na palavra inventário. Quem inventou o inventário? Apenas quando se perde alguém que se ama é que se tem contato com uma outra experiência, para além da dor da perda. "Descrição detalhada do patrimônio de pessoa falecida, para que se possa proceder à partilha dos bens". Assim está no dicionário. Inventariar é relacionar, catalogar, listar (série de coisas).

Em tese parece simples. Mas mesmo quando não há divergências, a complexidade é imensa. Estou nesse processo de exercitar a paciência desde que minha mãe faleceu e eu ter me constituído como a figura do inventariante. Fechar um inventário nos faz perceber que dons tem que brotar em abundância dentro de nós, como o da paciência e da temperança. O tempo e a velocidade não são os que queremos, mas sim das instituições extremamente burocráticas, que nos pedem e nos pedem, nos exigem e exigem.

A Sandra deste processo, já indo para o 3o ano, sofre, chora, sente raiva, mas também busca caminhar, mexer o corpo, ouvir músicas e algumas em especial têm ajudado a balancear um pouco as coisas. Afinal, se não é o que queremos, no tempo que queremos, que saibamos ou pelo menos tentemos nesse processo extrair o que ele tem de melhor. Mas gatilhos ocorrem, fatos simples, que nos desestabilizam, e nos tiram de nosso eixo, como um trem que descarrilha do trilho.

Nas caminhadas os mantras, que são músicas de culturas como a hinduísta e budista, têm me ajudado...músicas orientais instrumentais, em línguas que eu jamais imaginaria cantar. Esses sons, completamente diferentes dos que curto no dia a dia como mpb, samba ou pop...me teletransportam para um outro lugar em mim mesma. Não é a toa que as pessoas nesses Ashrams onde permanecem por dias, semanas proferindo esses mantras, elas entram em outra lógica tempo-espacial. Elas adentram o portal de orar por orar. Sem ter uma lista de papiro com pedidos e demandas para o céu/Deus.

O conceito de mantra é: fórmula (palavra ou expressão) que se pronuncia repetidamente e que visa alcançar um estado de relaxamento, contemplação e meditação. Os mais populares são o famoso OM e OM MANI PADME HUM.



Alguns artistas estão me ajudando nesse processo complexo, como Ajeet Kaur, Krishna Das, Madre Terra e Daniel Meneguetti. Caminho ouvindo mantras muito especiais e volto com eles grudados em minha mente, e sigo meu dia cantando mentalmente. Isso me estabiliza. O inventário, brincando agora, não sei quem inventou. Mas com certeza foi alguém que pensava nos bens materiais e se esquecia dos bens imateriais, aqueles que carregamos para as próximas vidas e que não se calcula em banco algum: amor, compaixão, sabedoria.

As formalidades e burocracias seguem o fluxo, mas a saúde mesmo com gatilhos e deslizes, não pode cair. Tenho que estar atentos ao que esta mente tagarela produz, e separar o joio do trigo, o que é nobre do que é esterco e só serve para adubar uma semente para que floresça: a da bem-aventurança. Afinal, não foi Jesus que elencou em um de seus sermões?

'Bem-aventurados..."os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; os que choram, porque eles serão consolados; os mansos, porque eles herdarão a terra; os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; os puros de coração, porque eles verão a Deus; os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa; Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós". (Mateus 5:3–12)

Tô na lista dos que choram, e nem sempre é fácil estar nessa condição. Sei que quando tudo isso acabar o meu consolo será ver realizado o que minha mainha tanto queria: de que, o que era dela, ficasse com a sua filha caçula, a minha irmã. Meu coração descansará, com a sensação do dever cumprido. E um belo porre para fechar o ciclo. Mas até lá, o sol nascerá muitos dias, e a força que ele traz para a Terra, animais e plantas, trará para mim também. E que venha mais um dia de sol, de luz, de Deus!

Até lá dá-lhe caminhadas, braçadas, e muito mantra.








4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gen

Escolhas

bottom of page