top of page
Buscar
  • Foto do escritorSandra Tavares

Lupa

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Quem nunca falou de alguém ou fez uma minúscula fofoquinha que seja?



Tempos atrás, mas já depois de ter perdido minha mãe para o céu, eu julguei alguém...e mais ainda. Eu fofoquei sobre a pessoa para uma segunda pessoa. Essas conversas informais em que saímos falando sobre outras pessoas, sabe? Com o famoso 'ar de julgamento como se fôssemos 'a última cereja do bolo' ou a 'última coca-cola do planeta' de tão bonzinhos que somos.

O Tai Chi Pai Lin tem feito a avalanche...a reviravolta dentro de mim. Sabe a faxina que a gente tem que fazer...às vezes até adia, mas chega a hora H e o dia D e não tem mais jeito? Tem que mexer. Foi o dia em que a pessoa - alvo de meu falatório pseudo-inocente - soube de minha fala julgadora...de minha fofoquinha.

Nem preciso dizer que ao saber que ela, a pessoa, sabia, fez tudo mudar. Sim. Eu fiquei transtornada ao saber que ela estava sabendo...me senti muito mal por ela ter visto uma faceta minha, a de fofoqueira e julgadora da vida alheia, como uma bunda ali, estampada na janela pra todo mundo ver, sabe? E pior...passar a mão boba...E chorei, me martirizei, me culpei horrores, e tive que colocar aquela LUPA enorme dentro de mim mesma e investigar como estava a Sandra em relação a fofocas, falatórios e disse-me-disses gerais, dos bárbaros aos mais inocentes.

E a danada da lupa me fez ver que sim, somos seres humanos falhinhos pra caramba, e que se - talvez - ela não tivesse sabido da fofoquita nada disso teria acontecido. Mas fui lá com a lupa e olhei bem dentro de mim. E vi que eu não falava mal só dessa pessoa não...tinha uma coleção de pessoas sobre as quais eu falava 'mal' em algum 'grau'...como de meu irmão, meu pai...os dífíceis de conviver...entre outras pessoas com as quais eu não concordava com algo...pessoas que me incomodavam e incomodam, pela autenticidade e forma de viverem. Descobri que o que essas pessoas todas, alvo de minha fala 'ferina' em alguma fase da minha vida, tinham que me incomodava...falava muito mais de mim, do que delas.

A gente tende a olhar o outro, seja quem for, pelo GRAU DA NOSSA LENTE humana. Ninguém sabe nada. Somos apenas ignorantes, uns não-sabedores confessos. Outros ignorantes no sentido grosso da expressão mesmo. Bem o fato dela saber mexeu comigo. E o fato é: e se ela não tivesse sabido que tu falou mal, Sandra? Tu ia tocar tua vidinha igual como tava?

Nem preciso dizer que já investigo a um tempo o que a Medicina Chinesa chama de 'as portas do perverso'. Inclusive tem uma mestra que ensina isso de forma mais do que didática, a Raquel Terra, em inúmeros vídeos de seu canal belíssimo e precioso no Youtube. Ela resumidamente fala pra gente cuidar do que vê, do que ouve, do que fala, e do que sente...e dentro desse sente entenda, como a gente respira. Mas de não ficar só na teoria não. De ir buscar o positivo nisso tudo.

Eu não cuidei do que sentia...pois algo já me incomodava na pessoa alvo de meu julgamento...e a consequência foi sair pra fora...o perverso...na forma da minha fala...o fato do assunto ter chegado até esta pessoa por intermédio de uma terceira, foi só mero detalhe a meu ver.

A LUPA GIGANTE dentro de mim me fez ver minhas ações, meu carma. E que a passagem de minha mãe, pessoa esta que não permitia que se falasse mal de absolutamente ninguém na frente dela...pois ela CORTAVA logo o papo e mudava de assunto, essa passagem dela não poderia ser em vão. Algo dela tinha que permanecer em mim de bom...sei que reúno qualidades como todo ser humano neste planeta, juntinho lá na 'mesma gaveta' de uma coleção de defeitos. Somos assim. Seres em construção. Buscando, na nossa imperfeição, uma versão melhor a cada dia de nós mesmos...vulneráveis e imperfeitos como diz a Brené Brown.

Então rezei, busquei me limpar de toda (ou parte dela) a culpa, e tempos depois fui falar com a pessoa. Literalmente aos prantos. Pedindo o famoso PERDÃO que muitos têm tanta dificuldade em pedir. A reação da pessoa foi surpreendente, pois ela tinha motivos de sobra pra me esculhambar. Mas ela não o fez. Ela foi leve e doce. E disse que me perdoava. Eu pude falar que na verdade eu a admiro, pela força, garra e determinação. Pela capacidade dela de dizer NÃO, as 3 letrinhas poderosas que fazem bem pra gente, e não necessariamente bem pros outros. Ela é uma pessoa que sabe dizer o bom e redondo NÃO. Não eu não vou. Não eu não quero. Não eu não posso. Não eu não concordo.

Hoje sinto que somos mais próximas...eu e esta pessoa. Porque em nosso diálogo pude perceber que somos seres tentantes, errantes, imperfeitos, mas temos bom coração, e estamos buscando aprender e melhorar com nossas experiências.

O Tai Chi Pai Lin pede que cuidemos também dessas portas, pois não há como praticar o bom taijiquan e continuar falando dos outros pelos cotovelos. Temos que vigiar essas portas do perverso. Dia a dia. Pois a partir delas muito carma se acumula. E teremos que voltar pra experenciar de novo e de novo as lições que ainda não aprendemos.

E Raquel Terra nos pede brilhantemente para cuidar dessas portas da melhor maneira possível, ouvindo bons sons, vendo boas coisas...a começar pela NATUREZA...ESTAR NA NATUREZA...e depois disso bons livros, bons filmes, conversando assuntos nobres que edifiquem a alma, não caindo em discussões, debates, brigas e celeumas desnecessárias. Indo além. Além do além, como diz Marco Schutz, do Simples.mente.yoga. E nada como se espelhar nos grandes mestres da humanidade, como Cristo, Buda, Dalai Lama, Maria, Madre Teresa de Calcutá, Ghandi, Martin Luther King, entre tantos tantos.


E o meu dever de casa...desde antes de meu ERRO com esta pessoa, e já após o falecimento de mamãe, tem sido cuidar dos perversos dentro de mim, simplificando...dando cada vez menos ouvidos a pessoas que falam de outras pessoas, porque tem mesmo aquelas que se ocupam 24h mais com as vidas alheias do que cuidando de suas próprias. Cortando e seccionando o que não serve mais. Deixando de conversar e de conviver que seja...pois a toxicidade chega desses campos energéticos. Assim como chega mais coisa...inveja por exemplo é uma dessas coisas. Energias de fofoca e inveja são terríveis.


Eu quero mais é me reunir com pessoas de bem - poucas porque nunca fui de reunir maracanãs em festas - pessoas do bem, que fazem o bem e falam do bem. Pessoas de luz...que iluminam sempre ao redor de outras pessoas, mas que não ofuscam. Que exercem o que Mestre Pai Lin tanto pedia e que seu legado se perpetua na voz de Jerusha Chanf e na fala de Liu Chih Ming - do cultivo interno da HUMILDADE, da MODERAÇÃO e da COMPAIXÃO. Quero estar entre eles...os humildes, os moderados e os compassivo. Pra ver se eu aprendo com eles...e um dia chego a ser a pontinha do dedinho do pé deles.


Para isso, bora estudar, estudar e estudar...e praticar, praticar e praticar...no dia a dia...


E tomo a liberdade de compartilhar com você minhas buscas e trilhas pra me auto-compreender. Processo imenso...eterno e gradativo:


Pros ouvidos - Boas músicas:

Mantras e músicas edificantes e divinas cantadas pelos brasileiros maravilhosos - Marco Schutz, Daniel Menegethi, Tomáz Lima, Elisa Cristal, Marie Gabriela, Grupos Madre Terra e Chandra Lacombe;

Mantras de cantores internacionais maravilhosos como Snatam Kaur e sua filha Ajeet Kaur, Krishna Das, Edo & Jo, Deva Premal.


Pros olhos - A BOA E VELHA NATUREZA, e além dela boas leituras/Bons Vídeos/Bons canais de Youtube:

Tao the King série clássica, ministrada pela filósofa da Nova Acrópole Lúcia Helena Galvão;

Canais de Medicina Chinesa Maravilhosos como:


Netflix


Moving ART

Meu amor

Eu Maior

A última floresta

O sal da Terra

Home, Human e La soif du monde (A sede do mundo), todos de Yann Arthus-Bertrand

Daughters of destiny/Filhas do destino

Maris, cura pela yoga

Yoga arquitetura da paz

Walk with me/Caminhe comigo

Tales by light, pra quem ama fotografia

Solo fértil

Oceanos de Plástico

Em busca dos corais

Mission Blue

Professor Polvo

O segredo/A lei da atração e O segredo ouse sonhar

Minimalism

Vida após a morte

A sabedoria do tempo com Papa Francisco

Quanto tempo o tempo tem

Brene Brown - o chamado da coragem


Romances, dramas e outros

The gift - O segredo do templo

Anne with E (Anne com E)

Saimdang

Pousando no amor

Chocolate

Something in the rain

Sunshine

Outlander

Crown

Doces Magnólias

Amigas para sempre

O dilema das redes

A indústria da cura

MAID

O gambito da rainha

A viagem de Chihiro

O conto da princesa Kaguya

Olhos de gato

Toc Toc

Os segredos de Saqqara


Prime video

Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga

O Corpo

Mantras

Três jóias


Romances, dramas e outros

This is us

Modern Love

Solos

Black Mirror


Compartilho o que chamo de Rock 1, 2 a Revanche e 3 o desafio supremo...TEDs - aquelas palestras curtas de 15/20 minutos que explodiram pelo mundo...e que no Brasil revelaram só gente linda, maravilhosa e espetacular!




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tavares

Gen

bottom of page