top of page
Buscar
  • Foto do escritorSandra Tavares

Gen

Atualizado: 19 de mar.



A vida é fluxo. Tao. Disso todos sabemos. Nada permanece igual...a cada instante. O nosso inspirar e expirar é um exemplo disso. Alternância, fluxo, movimento. Assim são o que denominamos notícas boas' e 'notícias ruins'. Problemas e Felicidade. Recentemente me descobri diabética. Isto mesmo. Meu gen, minha genética de mãe e pai não me são favoráveis. Ambos desenvolveram a doença. Minha mãe faleceu com o problema agravado, mesmo que por razões diferentes, mas interrelacionadas. Meu pai vive com o problema e o administra diariamente.

Reconhecer-se com aquilo que não queremos envolve uma tremenda coragem e mudança de rota. O endócrino na consulta disse: "Poderíamos começar a medicação, mas vou lhe dar 40 dias para a mudança acontecer de forma natural (com dieta). Se não acontecer, entraremos com a medicação". De lá para cá tenho feito o famoso 'dever de casa'. Restrições ao açúcar e a tudo que vira açúcar facilmente no sangue.

Isso aliado ao tratamento segundo a Medicina Tradicional Chinesa, com a Sheila Barcelos, em Vila Velha. Saber do problema é uma coisa. Agir de forma corajosa e serena sobre ele é outra. No começo do tratamento que já segue para o terceiro mês, eu quis 'subir pelas paredes sem o açúcar'. Sem aquele famoso docinho para 'alegrar a vida'...sabe como é...o tal do 'eu mereço'.

Demorou mas a ficha caiu para eu perceber que tenho inúmeras deficiências, como a de rins e de baço-pâncreas, segundo a MTC. O baço é o regente de nossa fé, mas desregulado é a sede de nossa preocupação e atividade mental excessiva, dos tais pensamentos desgovernados. Preocupar-se significa consumir seu sangue...que ao invés de se distribuir pelo corpo todo se concentra na cabeça. E gerar sangue bom requer comer menos das latas, sacos e embalagens e ir para o que a Mãe Terra nos dá, como raízes, tubérculos, ovos, apenas para citar esses exemplos.

Baço fraco não pode receber frio, como leite e seus derivados. E deve receber alimentos que nutrem sua energia, tais como as folhagens verde escuras refogadas e aquecidas ao invés de cruas. Já consigo perceber as melhoras, com sinais claros do fim do refluxo, tosse, queimação no estômago. Mas o tartamento com Sheila tocou em um ponto muito mais profundo.

"Você não é sua mente. Você precisa governá-la e isso passa pela meditação. Dez minutinhos por dia, todas as manhãs. Quando você começar a praticar diariamente, vai começar a colher os benefícios no seu dia a dia. Só você, o silênciao e seu ventre indo e vindo com o ar que entra e sai", palavras dela. "Caminhe, pois o adoecimento começa pelar pernas, pois nos pés começam todos os meridianos do nosso corpo", outro ensinamento dela. "Mas caminhe não para ficar sarada, mas para se conectar consigo mesma e com a natureza", frisou ela.

De lá para cá a experiência de meditar 10 minutos tem sido uma verdadeira escola. Tem dias que os 10 minutinhos voam...e relaxo ombos e pescoço e sinto os resultados reais. Tem dias que conto os minutos pra 'tortura acabar'. E tem dias que saboto mesmo, dizendo para mim mesma 'eu não vou fazer isso pois tenho mais o que fazer'. Trazer esses relatos para ela no consultório são de grande aprendizado. "Sua mente está te sabotando. Ela sempre quer estar no comando. Mas você não é asua mente, se lembra?", reitera Sheila.

Caminhar, nadar, fazer o pilates tem sido caminhos necessários e urgentes para eu olhar pra mim. Segundo ela mesma diz "Todos nós viemos para manifestar o nosso potencial, o nosso brilho, mas só conseguiremos isso se nos cuidarmos. Você só será a mãe que você quer ser, a esposa, a profissional, se se cuidar." Palavras dela de novo.

São como setas a indicar, olha...o caminho é por aqui...segue por essa trilha que lá na frente você beberá de uma fonte de água límpida. Você mesma é esta fonte. E o sangue é o grande maestro desta orquestra chamada vida, para além de Deus claro! No corpo humano, o que damos a ele diariamente, determina a qualidade deste sangue, ou Xue (pronuncia-se chuê) para os chineses. Se comemos lixo, temos um sangue de lixo. Se comemos o que a Mãe Terra - Gaia - nos dá, temos a natureza dentro de nós. Porque somos natureza. Não somos algo separado dela.

Nutrir o sangue, cuidar da mente, dos pensamentos. Estar atento às emoções, pois nenhuma delas é considerada ruim para a MTC. A raiva tem seu valor quando manifestada na forma de bordas e limites bem definidos a quem pretende nos pisar, nos magoar, nos ferir ou mesmo nos aniquilar. O medo é um regente interessante diante dos perigos da vida. A tristeza é o lugar onde nos recolhemos e podemos confessar a nós mesmo 'como auilo doeu, dói e farei as pazes com essa dor e ela vai caminhar comigo daqui pra frente, mas sem me dominar'. A preocupação, que indica que podemos e devemos nos planejar melhor, mas sem neuroses. Euforia de estar feliz, alegre e contente, sem estar doente.

O que não é bom, segundo a MTC, é a perversão dessas emoções. Quando elas se desordenam dentro de nós e nos desarmonizam, nos dominam e comandam. Afinal não somos nossas raivas, tristezas, medos, euforias, preocupações. Somos algo muito maior, Divinos.

Descubro que o ponto que ela me pede para massagear e aquecer com a moxa em casa é o ponto que combate a ansiedade e insônia, meus dois grandes males. E quando comecei a colocar metas meio além da pedida - de 10 minutos de manhã e 10 minutos de meditação no meio do dia...ela me pede para voltar para o básico...só 10 minutos, 5 minutos até mas de manhã. O ansioso vai sempre fazendo mais do que é preciso ser feito. Faz demais, além do necessário. Faz pelos outros o que não faz por si. Exagera.

E a última lição aprendida foram algumas posturas de meditação, que ela mesma me passou no consultório. Assim como o toque - ou empurrãozão - para a prática diária do Qi Gong (ou Chi Kung). Comecei e o corpo naturalmente está acordando mais cedo, para meditar e praticar. O que damos ao corpo e corpo nos dá de volta. Ondas mentais desagradáveis me visitam bem menos. E o que outro - seja quem for - fala ou faz, começa a ter menos poder dentro de mim no sentido do 'não gostei'...'gostei'.

Canais de Youtube preciosos também estão me auxiliando como o da Camila Zen e do Mestre Ye, recentemente descoberto. Ela nos dá contos preciosos e meditações maravilhosas. Ele nos passa a prática e nos ensina que mesmo que se faça 20 minuts diários, eles valem muito mais do que nada...ou metas inalcansáveis de 1h, 1h30 praticando. O caminho do meio na prática, na real.

E daqui a 40 dias irei refazer os exames e ver no que vai dar. Se permanecerei diabética - com glicemia de 137, em jejum (limite da normalidade é 99). Ou se terei dado tchau para esse susto, que me fez perceber tantas coisas, tanto.

Ou seja, tudo o que nos acontece vem para nos trazer aprendizados. A questão que sempre ecoa é: queremos aprender? Continuo visitando em pensamentos minha mainha, perguntando a ela...'mãe, seja lá o que aconteceu com você na sua genética (e na de meu pai), não deixarei isso acontecer comigo. Saiba, onde quer que vc esteja, que eu permaneço na luta! Te amando'.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Escolhas

bottom of page